Afiliação
| Estudo aponta que suplementação de ômega-3 melhora qualidade de vida e estado funcional de pacientes com câncer de pulmão |
|
Um estudo realizado por pesquisadores holandeses e publicado na revista científica European Journal of Clinical Nutrition demonstrou os efeitos benéficos da suplementação nutricional oral contendo ácidos graxos ômega-3 na melhora da qualidade de vida e no estado funcional de pacientes com câncer de pulmão. Trata-se de um ensaio clínico randomizado que investigou 40 pacientes (21 homens e 19 mulheres) em estágio III de carcinoma de pulmão de células não pequenas. O objetivo era a avaliação dos efeitos de um suplemento nutricional oral contendo ácidos graxos ômega-3 sobre a qualidade de vida, desempenho, força de preensão manual e atividade física. Os pacientes foram divididos em dois grupos. O grupo intervenção (n=20), recebeu 480 ml/dia (ProSure®, Abbott Nutrition) de suplemento nutricional contendo 2,02g de ácido eicosapentaenoico (EPA) e 0,92g de ácido docosahexaenoico (DHA) durante cinco semanas. O grupo controle (n=20) recebeu, durante o mesmo período, 400 ml/dia (Ensure®, Abbott Nutrition) de suplemento nutricional sem EPA e DHA. Após as cinco semanas de suplementação, o grupo de intervenção apresentou melhoras significativas nos parâmetros de qualidade de vida, função física e cognitiva (p <0,01), além de melhor estado de saúde global (p= 0,04) e social (p= 0,04), do que o grupo controle. Já a força de preensão manual não diferiu significativamente entre os grupos ao longo do tempo, porém, o grupo de intervenção apresentou maiores níveis de atividade física do que o grupo controle após 3 e 5 semanas (p= 0,04 e p= 0,05, respectivamente). Segundo os autores, “embora o poder estatístico deste estudo seja limitado, devido ao número pequeno de pacientes avaliados, este é o primeiro ensaio clínico randomizado e controlado que indica os efeitos sobre os parâmetros de qualidade de vida”. Eles concluíram que “os ácidos graxos ômega-3, EPA e DHA, podem afetar beneficamente a qualidade de vida e o estado funcional de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas. Porém, são necessárias mais pesquisas para confirmar estes resultados e investigar o efeito dose-resposta desses ácidos graxos durante o tratamento do câncer”, ponderaram. (Com informações do site Nutritotal – 2.02.12) |
Últimas Notícias
- Saúde vai ampliar distribuição de suplementos para crianças
- Substância que compõe a pimenta preta pode bloquear formação de novas células de gordura
- Velocidade de ingestão do alimento pode influenciar risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2
- Portaria cria Grupo de Trabalho sobre Terapia Nutricional no SUS
- Cicatrização de pacientes vítimas de trauma melhora após suplementação de antioxidantes e glutamina

